Segurança da informação: por que eu devo investir?

Buscar

Rechercher

Compartilhe:

Segurança da informação: por que eu devo investir?

Um tema muito recorrente nos últimos anos, por conta do aumento exponencial do uso de tecnologias, armazenamento de dados e outros detalhes no mundo corporativo, é a segurança da informação. Seja qual for o tamanho da empresa, é fundamental cuidar deste aspecto, para proteger o próprio negócio e, claro, os interesses de parceiros e clientes, que confiam na manutenção da privacidade e do cuidado com os dados fornecidos.

Por isso, é inegável que investir em sistemas fortes e completos para garantir a segurança da informação é essencial. Mas por que exatamente? A seguir, mostraremos os motivos pelos quais as empresas devem ter processos sólidos de segurança da informação.

 

Por que investir na segurança da informação

Bom, são várias as razões. Mas, para começar, vale citar a diminuição dos riscos e vulnerabilidades. O volume de dados utilizados e armazenados por uma empresa é enorme. Qualquer possibilidade de vazamento ou roubo destas informações é altamente prejudicial e pode acarretar problemas gigantescos.

Por isso, ter um departamento de TI forte, com recursos humanos e tecnológicos para guardar estes dados e mantê-los protegidos é essencial na busca pela redução de riscos. A empresa fica muito vulnerável se não tiver um bom programa de segurança da informação.

Em um contexto no qual há hackers espalhados e altamente especializados em descoberta e vazamento de dados, ficar vulnerável é o pior que pode acontecer. Para evitar isso, investir na segurança da informação é imperativo para qualquer empresa que preze por sua credibilidade e cuidado com o próprio negócio.

Além disso, esta é outra razão para investir neste setor. Afinal, já imaginou o tamanho das perdas geradas por um vazamento de informações?

Financeiramente, a empresa pode perder contratos, lidar com questões judiciais, sem falar nos custos que a perda de dados pode gerar para recuperação dos mesmos.

Para completar, a imagem do negócio fica muito arranhada. A empresa passa a ser vista com desconfiança e, certamente, parceiros e clientes pensarão bastante antes de apostar novamente naquele negócio, se encaminhando para os concorrentes. Perder mercado gera, também, novas perdas financeiras.

Quer um exemplo prático? Na Finlândia, uma empresa do ramo de psicoterapia foi à falência por conta desta situação. Em uma invasão de hackers, diversos prontuários foram vazados e, para não publicarem, os criminosos exigiram uma alta recompensa.

Os custos financeiros para resolver o problema foram altos e, de quebra, a empresa perdeu a confiança de potenciais clientes, que temeram ter seus dados e informações vazadas. Assim, como gastos relacionados à extorsão e à resolução da questão foram muito altos, não teve jeito: a empresa pediu falência.

Ou seja, antes de pensar que investir na segurança da informação trará custos com a montagem de um bom time ou de um sistema forte de segurança, pense que a perda em caso de invasão e vazamento será muito maior.

Outro fator importante é que, com a segurança da informação, a empresa é capaz de aumentar sua competitividade e sua capacidade de planejamento e atuação. Isso porque, com a confiança de um sistema bem fortificado, os dados guardados são mais confiáveis, já que não há risco de que tenha havido algum tipo de manipulação.

Isso favorece a criação de planos e o entendimento do contexto atual, permitindo melhor planificação para o futuro, já que os riscos de perda e necessidade de contenção de crise se tornam menores. Ou seja, toda a competitividade da empresa aumenta, a partir de planos mais claros e um caminho pavimentado com menores margens de erros e riscos.

Além disso, em um mercado que preza cada vez mais pelo uso de dados e informações, mas luta para garantir a segurança contra ameaças cada vez mais rebuscadas também, ter um sistema forte para mostrar a potenciais parceiros é um diferencial.

Nada indica que o futuro não será de armazenamento e compartilhamento cada vez maior de informações e dados. Portanto, investir hoje em segurança da informação significa criar uma base para manter o negócio competitivo para o futuro.

Esperar para começar a investir neste segmento pode fazer com que não haja condições de, daqui há alguns anos, iniciar este processo com a qualidade necessária, ficando muito para trás em relação à concorrência.

Em um momento no qual as preocupações de empresas e até governos, que buscam aprovar leis de proteção de dados, é por garantir segurança, não dá para não utilizar recursos para investir em TI forte e sistemas robustos, que impeçam invasões e perdas que ameacem a integridade geral das pessoas e da sociedade.

Estas são algumas das principais razões pelas quais qualquer empresa séria, que lide com armazenamento e utilização de dados, precisa pensar em ter um sistema forte de segurança da informação. Não há espaço para erros que comprometam o trabalho da empresa, a segurança dos clientes e parceiros, além de isso atrapalhar enormemente a capacidade de planejamento e ação.

Afinal, trabalhar sem estabilidade e sem confiança diminui até mesmo as capacidades individuais de cada colaborador. Um ambiente virtual seguro é parte essencial, também, do relacionamento e do cuidado com a própria imagem de um negócio.

Agora que você já reconhece a importância da segurança da informação, é sua vez de agir. Mande uma mensagem para nós, via WhatsApp ou e-mail, e conheça nosso serviço. Somos uma consultoria especializada em transformação digital. Confira mais detalhes conosco e entenda por que somos o parceiro ideal para o seu processo de melhoria tecnológica na empresa.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Obrigado pela sua mensagem! Em breve entraremos em contato

tranformacao digital