Continuous Testing: como utilizar na minha empresa?

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As empresas que irão se tornar as mais relevantes do futuro, são as que possuem foco no cliente como principal pilar. Esse foco, invariavelmente, passa por construir produtos e sistemas funcionais, intuitivos e sempre atualizados.

No entanto, quando atualizamos códigos, mudamos a plataforma do cliente, ou promovemos qualquer alteração com o objetivo de melhorar a experiência, corremos o risco de colocar tudo a perder. Assim, testar antes de entregar é fundamental.

Tenha em mente que testes por si só, já são processos essenciais. Pensando nisso, criamos um conteúdo sobre continuous testing para que você compreenda como utilizar a automação de testes como ferramenta de crescimento para a sua empresa. Confira!

A importância do Continuous Testing

teste contínuo, ou a testagem automática, é uma forma de pensar no desenvolvimento ágil de sistemas com o objetivo de garantir a melhor entrega possível com os recursos disponíveis.

Atualmente o mercado premia empresas capazes de entregar inovação em curtos períodos de tempo, de modo que a economia ágil é a mais beneficiada. Negócios de tecnologia que não possuem essa mentalidade, enfrentam resistências severas.

Como utilizar na sua empresa

A implementação do Continuous testing na sua empresa irá depender muito da área de atuação, da necessidade de geração de softwares, da demanda e diversos outros critérios. Porém, há alguns pilares que não podem ser ignorados para uma testagem eficiente.

#1 Foco na qualidade

O principal atributo de um teste contínuo automatizado diz respeito a sua qualidade. De nada adianta aplicar a testagem com rigor, se a metodologia utilizada ou a ferramenta escolhida não são capazes de garantir a confiabilidade dos resultados.

Tenha em mente que na sua empresa há um time de especialistas na área de tecnologia, portanto, não é natural que erros aconteçam repetidas vezes com uma alta frequência.

Falhas ocasionais são normais, afinal, ninguém está imune a erros, e a testagem serve justamente para isso. Se o sistema acusa uma falha ou outra, basta corrigir. Se ele indica milhares de erros todas as vezes, ou a sua equipe está defasada, ou o próprio teste.

#2 Promova testes ágeis

Quando falamos em um desenvolvimento ágil, a velocidade de execução deve ser um critério norteador. Saiba que os clientes não estão interessados na testagem em si, mas no produto final. O teste é um processo, não um fim.

Busque modelos de teste curtos e que possam ser finalizados no menor tempo possível. Muitas empresas, para evitar uma sequência de testes, optam por fazer um único, de ponta a ponta. Isso demanda mais tempo, uma vez que o caminho é mais longo.

Para quem busca agilidade, o mais recomendado é dividir esse teste no máximo de mini processos possíveis. Assim, cada pedacinho é identificado individualmente, e após finalizado, está pronto, não precisa aguardar todo o processamento do restante.

#3 Investigue as plataformas

Os consumidores atuais estão em diversos canais, a omnicanalidade é fundamental para qualquer empresa que busca se posicionar no mercado. Os sistemas e aplicativos precisam se adaptar a essa realidade para tomar decisões concretas.

A etapa de testagem não serve apenas para identificar erros, mas para ter certeza de que o software irá funcionar na plataforma desejada. Dessa maneira, se será distribuído em diversos sistemas operacionais, todos eles precisam ser testados para garantir o desempenho correto e esperado.

#4 Faça testes continuamente

Pode parecer redundante, mas precisamos reforçar a importância de realizar testes de forma paralela para garantir a eficiência do processo. Na dica 2 você deve ter se perguntado qual é a diferença de fazer um só processo ou dividir em várias etapas.

Aqui está a resposta. Com a automatização da testagem, é possível realizar mais de um procedimento por vez. Imagine que a cada atualização, ou uma mera linha de código, a sua equipe precisa esperar que todo o sistema seja testado para corrigir as falhas.

Todo esse tempo prejudica a produtividade, e pode até mesmo pôr o projeto em risco, uma vez que, no final das contas, é o cliente que irá arcar com o atraso na entrega.

Empresas em constante evolução

O mercado muda dia após dia, buscando atender as necessidades cada vez mais personalizadas dos clientes. Assim, as empresas precisam estar atentas a essas mudanças para atualizar o seu próprio modelo de negócio e os seus produtos ou serviços.

Por trás do continuous testing está escondida uma cultura organizacional, focada em desenvolver as melhores soluções com a maior velocidade possível. A automatização se tornou fundamental para todos os setores da economia, até mesmo para o desenvolvimento das próprias tecnologias.

Nós da Sempre IT somos especialistas em Digital Transformation path e aguardamos o seu contato para transformar a sua empresa em uma campeã de inovação. Envie uma mensagem!

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