Primeiro de tudo, o avanço da tecnologia no mundo atual traz consigo ferramentas e estratégias eficientes para conseguirmos gerar ainda mais competitividade em nosso campo de atuação. Contudo, para atingir esse objetivo e sair na frente da concorrência, é necessário olhar diretamente para o consumidor, e entender o que, de fato, ele deseja e busca em uma empresa.
Desse modo, podemos observar a devida importância da UX e na forma em que ele afeta positivamente a experiência do consumidor em uma compra. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como ele pode ser aplicado em sua empresa.
1. No site/blog da sua empresa
Conforme dito, o UX experience serve justamente para entender a experiência do usuário acerca do que a empresa realmente deseja e vai oferecer. Nesse campo, podemos observar o incrível poder do marketing digital — especificamente do marketing de conteúdo — que oferece diversos posts com curiosidades, dicas e textos mais técnicos a respeito do produto ou serviço que a marca oferece.
Sendo assim, a ideia é que esses posts atraiam usuários de uma forma orgânica, ou seja, através dos motores de busca. Então, para que tenhamos sucesso na postagem desses artigos, é necessário entender o que o público verdadeiramente gostaria de ler.
É nesse ponto em que entra a UX. Afinal, em um contexto em que estamos praticamente adentrando à indústria 4.0, nada mais eficiente do que dispor de ferramentas online para melhorar a experiência do usuário ao entrar em contato com a nossa marca.
2. No atendimento
Em geral, temos visto que ultimamente a experiência Omnichannel tem sido extremamente válida para as marcas, uma vez que ela permite que a empresa se torne mais “aberta” ao público, e logo, mais acessível.
No entanto, essa acessibilidade precisa ser muito bem elaborada, de forma onde o cliente não siga um caminho longo para entrar em contato com a sua empresa, seja para tirar uma dúvida, realizar suporte ou simplesmente para comprar algo. Dessa forma, buscando realizar um entendimento ainda mais estratégico acerca do mercado, a concorrência e as dificuldades que os clientes possuem para se comunicarem com a sua empresa acabam ficando mais fáceis de serem resolvidas, baseadas em estratégias mais específicas e direcionadas.
3. No desenvolvimento de novos produtos e serviços
Primeiro de tudo, já que o mercado tem sofrido mudanças constantes — devido ao desenvolvimento tecnológico — é crucial acompanhar essas novas tendências, e aplicá-las continuamente no desenvolvimento de produtos e serviços.
Afinal, a competitividade começa quando temos a preocupação de otimizar nossas ofertas e torná-las cada vez mais atraentes para o público. E isso só é feito por meio da análise e comportamento das pessoas com base em um produto ou serviço similar ao que seu negócio oferece.
4. Em entrevistas e processos seletivos
Em geral, na hora de contratar colaboradores, é importante que suas skills estejam em conformidade com as demandas preenchidas na vaga. Em outras palavras, o candidato precisa ter habilidades e competências necessárias para entender e aplicar os métodos estratégicos para o público-alvo da empresa em questão.
E nesse quesito, a UX pode ser extremamente interessante. Através de seus métodos e procedimentos, headhunters e recrutadores podem avaliar criteriosamente o perfil dos candidatos mais interessantes e capacitados, a fim de mensurar a capacidade de cada um para se relacionar com os clientes, tirar suas dúvidas, resolver seus problemas de forma rápida e otimizada e, não menos importante, possuir a linguagem adequada para se comunicar com eles.
5. Design
Não menos importante do que os itens acima, é perceber que a UX é essencial para influenciar positivamente os processos de Design de uma corporação. Já que estamos lidando com a experiência do usuário, nada melhor do que dispor de imagens, pesquisas e demais criações advindas do design que conversem com o público.
Em outras palavras, a UX recolhe dados comportamentais relevantes dos prováveis clientes da empresa, e tais dados podem ser aproveitados pelo setor de criação para elaborar conteúdos imagéticos que possam se comunicar de forma eficiente com o público em questão.
Gostou deste artigo? Conforme vimos no texto acima, o UX é de suma importância para as corporações, especialmente aquelas que desejam ter uma comunicação mais direta e estratégia com seu público-alvo. Essa metodologia pode ser aplicada em diversas áreas da empresa, e quando bem utilizada, consegue promover benefícios eficientes para a competitividade da marca em seu setor de atuação.
Portanto, agora que você já onde a sua empresa pode incorporar o UX para melhorar ainda mais a experiência do usuário ao ter contato com a sua organização, que tal conhecer os nossos serviços?
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