Saiba identificar as vulnerabilidades de segurança

Buscar

Search

Compartilhe:

A segurança da informação deve ser uma enorme prioridade para as empresas. Com as diversas ameaças virtuais, saber proteger seus dados é fundamental para assegurar o funcionamento da organização e evitar prejuízos.

Saber como identificar as vulnerabilidades na segurança da informação é crucial para a sobrevivência no mercado. Mais ainda agora com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, pois a falta de adequação às novas normas pode trazer imensos problemas para as organizações.

Para isso, a análise de vulnerabilidades se mostra necessária para incrementar as estratégias da empresa na hora de buscar soluções mais seguras. Esse processo visa identificar pontos fracos no contexto de segurança da organização e direcionar o processo de correção dessas brechas.

Neste texto, trazemos alguns métodos que podem ajudá-lo na hora de identificar vulnerabilidades na segurança da informação da sua empresa. Confira!

Identifique todos os ativos de TI da empresa

Para identificar vulnerabilidades na segurança da informação, é fundamental conhecer o seu empreendimento e listar todos os ativos que compõem a infraestrutura de TI da organização. Para isso, é necessário mapear tudo que é utilizado em termos de tecnologia — como sistemas, hardware e software — e de pessoal.

Esse processo tem uma grande importância na hora de aumentar a proteção aos dados e identificar vulnerabilidades na segurança. Ao mapear todos os ativos, é possível avaliar os potenciais riscos de cada elemento.

É justamente nesse tipo de procedimento que serão encontradas as atividades críticas para a empresa. Dessa forma, é possível identificar com antecedência os pontos fracos e mitigar as possíveis ameaças, evitando o comprometimento dos dados da organização.

Faça testes de intrusão

Outra excelente forma de fortalecer a proteção de seus dados e assegurar o funcionamento de suas operações é o pentest.

Também conhecido como teste de intrusão, este processo é muito útil para explorar as atividades críticas do procedimento anterior, confirmar o risco em potencial de cada brecha e avaliar os impactos que elas podem causar ao negócio.

Os testes de intrusão funcionam como uma simulação controlada de ataques à infraestrutura da organização. Assim, é possível assegurar a eficiência das medidas de proteção utilizadas e avaliar a necessidade de investir em novos recursos para melhorar a segurança.

Para realizar o pentest, a empresa pode contar com seus próprios especialistas da área de TI ou terceirizar o processo.

Monitore e controle frequentemente a sua infraestrutura de TI

Para conseguir alcançar bons resultados na hora de otimizar a segurança da informação, é preciso entender que a criação de uma rotina é fundamental para assegurar a eficiência dos processos.

Ao criar o hábito de monitorar e controlar a sua infraestrutura de TI, você conseguirá meios mais eficientes para acompanhar a segurança informacional da empresa. A solução é montar cronogramas e estabelecer prazos para realizar as atividades necessárias para avaliar a amplitude da proteção dos dados da organização.

Conte com ferramentas de detecção

O investimento em tecnologias sempre traz ótimos benefícios às empresas. Essa prática também pode potencializar os seus esforços na hora de identificar vulnerabilidades de segurança e possibilitar ações mais ágeis para evitar invasões e vazamentos de dados.

As ferramentas de detecção são meios inovadores e eficientes para prevenir práticas maliciosas que podem comprometer as suas operações. Esse tipo de solução faz uma varredura sobre todos os ativos e sistemas da empresa, detectando e impedindo possíveis ameaças.

Fique de olho na LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados mudou toda a forma de as empresas operarem relativamente à questão do tratamento dos dados de seus colaboradores, clientes e demais parceiros de negócio. Ela trouxe regras fundamentais para que as organizações disponham de processos de coleta, armazenamento e tratamento de dados de forma a atenderem às novas normas.

Para isso, é preciso rever todo o modelo de negócio e assegurar que as práticas executadas estão dentro dos conformes da nova Lei. O processo de adequação à LGPD envolve a adoção de novas tecnologias e métodos para trazer maior segurança às informações.

Para isso, procure por uma solução capaz de atender às necessidades do seu negócio e assegurar a integridade e confidencialidade dos dados essenciais para o funcionamento da empresa.

Crie políticas de segurança

A falta de boas práticas na sua gestão de TI pode ser um indício de que a sua infraestrutura contém brechas e pode estar exposta a possíveis ameaças. Portanto, a criação de políticas de segurança é um processo crucial para o sucesso de seus esforços.

O objetivo é incrementar a performance de segurança na empresa e não focar apenas na correção de brechas e falhas na proteção aos dados. A identificação de vulnerabilidades permite prever com antecedência as ameaças às informações, possibilitando desenvolver soluções para evitar crises.

Agora você já sabe como identificar vulnerabilidades na segurança da informação da sua empresa e assegurar que sua operação esteja menos exposta a riscos neste quesito. Lembre-se que a tecnologia sempre será a sua maior aliada na hora de maximizar o seu desempenho e performance em diferentes atividades e, por certo, não menos na proteção de dados.

Ficou interessado sobre os benefícios da tecnologia no dia a dia da sua empresa? Mande uma mensagem para nosso WhatsApp ou e-mail e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Thanks for getting in touch! We'll get back to you soon

tranformacao digital