Design thinking: como ele beneficia minha empresa?

Buscar

Compartilhe:

Quando falamos nas empresas do futuro ou em uma nova economia, não estamos falando apenas em negócios focados em tecnologia, afinal, praticamente todos os serviços continuam sendo essenciais.

As marcas que possuem maior chance de se manterem competitivas a longo prazo e  mantendo-se como referência, são as que possuem foco no cliente, ou conforme afirma Philip Kotler, pai no marketing, foco no ser humano.

A sua empresa possui esse foco verdadeiramente? Tudo é planejado pensando na experiência e adequação ao seu consumidor? Mesmo que a resposta seja sim, é preciso conhecer o design thinking para compreender como beneficiar a sua empresa com esse método.

Confira nosso conteúdo exclusivo!

O que é design thinking?

design thinking, por essência, pode ser aplicado por qualquer negócio que possui o objetivo de tornar os seus produtos ou serviços mais fáceis de serem consumidos, ou utilizados pelos clientes.

Formalmente, é uma metodologia que une as tecnologias mais avançadas, que sejam viáveis, tendo como princípio estruturante, o foco no cliente aliado ao compromisso da marca, ou o seu propósito e posicionamento no mercado.

Pode parecer uma definição complexa, então traduzimos como um conjunto de ferramentas que os designers utilizam para tornar os produtos mais assertivos. Por exemplo, uma página na web com menus altamente intuitivos, que dispensam explicação.

Na prática e na rotina de uma empresa, pode ser compreendido como a solução de problemas complexos, que recebem feedbacks dos usuários, aprimorando o produto e tornando-o cada vez mais compatível com os valores, desejos e/ou necessidades dos usuários.

Benefícios do design thinking

Muitos empresários, e até mesmo empreendedores, têm certa dificuldade em compreender as vantagens do design thinking na sua empresa. É preciso compreender que antes da tecnologia, é uma mudança cultural.

Trata-se de uma nova forma de encarar os problemas e desafios, fomentando uma cultura de tentativa, erro e correção. A verdade é que muitos têm medo de errar ou de encarar o feedback dos clientes e da sua equipe, e isso trava o crescimento.

Conhecendo e incorporando os benefícios do design thinking, é possível dar um novo rumo para o seu negócio.

O melhor custo-benefício

Inovação é cara. Essa é uma verdade no mercado. Inovar custa caro para qualquer empresa, afinal, é preciso ter a disposição de assumir riscos, e estatisticamente, grande parte das tentativas não trarão os resultados pretendidos.

design thinking já possui essa premissa, de que o erro não funciona como um vetor de gastos, mas uma chance de crescimento. Vem de uma grande inovação disruptiva, onde são incentivadas pequenas melhorias, que com o tempo mudam toda a realidade.

Design Thinking resolve problemas

Pode parecer redundância, no entanto, precisamos ter em mente que a maioria das empresas não está estão resolvendo os seus problemas de fato, e sim remediando temporariamente as consequências.

Por exemplo, um baixo engajamento nas redes sociais é apenas o efeito de um problema, que pode ser a não segmentação, ou compra de seguidores, ou qualquer outra coisa.

design thinking é uma ferramenta que vai a fundo, buscando a raiz dos problemas, e não apenas uma solução superficial. O objetivo é solucionar permanentemente.

Foco no ser humano

A maioria das empresas afirmam ter foco no cliente, mas a realidade é que não possuem. Vender mais, comunicar assertivamente ou fazer promoções não é pensar no consumidor.

foco no ser humano é, na verdade, desenhar soluções altamente personalizadas para um grupo de pessoas que se consegue administrar. É preciso conhecer os clientes a fundo, para então oferecer soluções que realmente respondem às suas necessidades.

design thinking é, por essência, uma forma de se conectar profundamente com os clientes e todos os interessados em um projeto, pois o produto ou serviço é desenhado para essas pessoas me exclusivamente.

Promove o engajamento

design thinking é um agregador de ideias, não existe um líder que é detentor desse pensamento. É uma cultura, ou não é nada. Quando se busca uma maneira de desenvolver soluções que conversam com o objetivo do negócio e os desejos do cliente, mesmo que o colaborador não se envolva ativamente, acabará absorvendo essas duas informações de forma natural.

Com a liberdade para expor ideias, dar sugestões e, principalmente, errar para nunca mais cometer a mesma falha, o seu time se torna mais ligado ao projeto, compreendendo o próprio significado de se fazer parte da equipe.

O maior benefício que o design thinking traz para uma empresa é o fato de estruturar uma corrente de pensamento focada no ser humano, isto é, nos clientes e nos próprios colaboradores.

Essa maneira de pensar na resolução de problemas é justamente uma das tendências de mercado mais dominantes. Em um mundo de constante evolução tecnológica, quanto mais humana é uma marca, mais diferenciada ela é da concorrência.

Nós da SempreIT somos especialistas em design thinking no campo da Digital Transformation pathEntre em contato para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, e compreender como podemos tornar a sua empresa um negócio do futuro.

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Thanks for getting in touch! We'll get back to you soon

tranformacao digital