Com a evolução da tecnologia, micro e pequenas empresas podem acessar ferramentas avançadas para a automatizar os seus processos sem a necessidade de investir uma boa fatia do seu orçamento.
Um dos maiores desafios na área de TI para os negócios, é justamente a dificuldade em dimensionar as necessidades e compreender as reais demandas da empresa. O conceito de Device as a Service, DaaS, se propõe a resolver esse problema.
Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda como a sua empresa pode se tornar muito mais flexível por meio dessa metodologia de infraestrutura de TI. Confira!
Flexibilidade com DaaS
O conceito de Device as a Service é uma modalidade de prestação de serviços na qual o produto é um equipamento virtual em formato de assinatura. Trata-se de desktops e aplicativos que são necessários para que uma empresa funcione, porém, de modo mais descentralizado com alta personalização.
De acordo com dados compilados pela consultoria Gartner, espera-se que os custos com TI cresçam mais de 5% em 2022. Isso se deve aos reflexos da pandemia e a quebra na cadeia de suprimentos global, que está impactando diretamente a área da tecnologia.
Paralelamente, pelas mesmas razões, o volume de pessoas trabalhando em home office, o que por um lado reduz os custos da empresa, aumenta o investimento necessário no setor.
Conforme matéria do Jornal Contábil, ao ouvir especialistas, a empresa é responsável pelas condições de trabalho dos seus colaboradores, dessa maneira, precisa criar essa infraestrutura para migrar para uma realidade híbrida.
Porém, mesmo voltando com uma rotina integralmente presencial, diversas mudanças serão necessárias.
Ao contratar um serviço da modalidade DaaS, o gestor promove maior integração entre esses colaboradores que estão fora do escritório.
Não é mais necessário comprar equipamentos exclusivos para que os colaboradores levem para casa. É possível criar um desktop hospedado em nuvem para que cada um utilize os mesmos recursos em locais distintos.
Flexibilização, mas não da segurança
Um dos maiores medos de todo gestor ao entregar os equipamentos para os colaboradores é justamente em relação à segurança. Não necessariamente do equipamento físico, mas da informação nele contida.
Essa preocupação é legítima e precisa ser observada para que os devidos protocolos e manuais de boas práticas sejam criados.
No entanto, existe um limite para isso. Quando a segurança é excessiva, pode acabar gerando burocracia que trava os processos mais ágeis.
Por meio do DaaS, a sua empresa é capaz de direcionar as autorizações de uso com maior acerto. Cada colaborador recebe as suas credenciais, tendo o caminho livre para as aplicações e sistemas que competem à sua atividade.
Trata-se de um serviço altamente personalizado no qual você só é cobrado pelas funções que efetivamente utilizar. Inclusive, é possível configurar duas modalidades de DaaS de acordo com as necessidades.
Desktop Persistente
O desktop persistente é aquele recomendado para ser usado pelos colaboradores que necessitam de mais funcionalidades que precisam estar disponíveis de modo ininterrupto. Por exemplo, softwares que armazenam informações na própria máquina.
Quando o seu desktop é persistente, significa que ao desligar o equipamento, ligando outra vez, terá exatamente a mesma tela que deixou para trás. Assim, os documentos e arquivos salvos estarão nas pastas definidas de acordo com os caminhos pré-estabelecidos.
Normalmente é útil para as máquinas mais centrais nos processos.
Desktop não-persistente
Essa modalidade é mais recomendada para as tarefas mais periféricas nos processos. Ou seja, para os trabalhadores temporários, estagiários ou até mesmo prestadores de serviços externos.
Uma vez que o computador é desligado, toda a informação armazenada é apagada. Ou seja, para se ter acesso a um determinado documento, será preciso salvar na nuvem para que seja possível recuperar em outro momento.
A modalidade persistente envolve uma capacidade de armazenamento muito mais significativa, enquanto o não-persistente pode ser utilizado até mesmo em equipamentos mais simples e com menos poder de processamento.
Acesso multiplataformas
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando falamos em desktop estamos falando em uma área de trabalho que não está restrita apenas aos computadores. Todo equipamento digital com suporte HTML5 pode se tornar uma estação de trabalho segura, criptografada e confiável.
Ou seja, o próprio gestor pode, por meio do seu smartphone ou tablet, acessar a sua área de trabalho para resolver questões pendentes onde quer que esteja, bastando uma conexão estável com a internet.
Ainda, o suporte é remoto, de modo que os colaboradores não precisam interromper as suas atividades para realizar uma atualização no sistema ou em seus softwares. Paralelamente, há vias de contato disponíveis para a solução ágil e assertiva de problemas.
Aqui na Sempre IT nós contamos com um serviço exclusivo de DaaS que está alinhado com a nossa Jornada do Lobo, de modo que podemos fornecer uma visão geral da sua área de TI para otimizar a tomada de decisões sobre o setor.
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