Em geral, podemos entender que o objetivo principal de qualquer startup no mercado é gerar competitividade, visando que está atuando há pouco tempo no mercado e deseja escalar ainda mais a sua marca diante da concorrência. Contudo, para que esse objetivo seja conquistado de maneira eficiente, é necessário dispormos de tecnologias e estratégias necessárias para otimizar os nossos recursos internos. Nesse quesito, percebemos a importância da cloud computing, que flexibiliza atividades internas, promove ainda mais assertividade nos processos e garante maior segurança nos trâmites digitais. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba por que a cloud é um recurso no qual a sua empresa precisa obter.
Antes de tudo, podemos definir que a Cloud Computing — ou traduzida no português para computação em nuvem —nada mais é do que um tipo de tecnologia que utiliza a conectividade e a internet para realizar a hospedagem de diversas informações, dados, recursos e programas.
Sendo assim, a cloud computing faz com que o colaborador de uma startup, por exemplo, consiga acessar informações empresariais de qualquer dispositivo conectado à internet, seja um celular, notebook ou tablet.
Em outras palavras, o usuário não precisa mais estar dentro da empresa para ter acesso a informações importantes. Através da Cloud Computing, ele poderá acessá-las de qualquer lugar do mundo, bastando apenas possuir um dispositivo com conexão de internet, com a devida segurança necessária.
Quais são os benefícios da cloud computing para uma startup?
A computação em nuvem acabou surgindo como uma forma de democratizar informações, além de realizar a melhoria da experiência de um empreendedor que necessita de tecnologia de ponta para conduzir suas atividades profissionais — e até mesmo as pessoais.
Por esse motivo, conseguimos enumerar alguns benefícios e vantagens exclusivos que só a cloud computing consegue oferecer para as empresas. Confira a seguir quais são elas.
- Redução de Custos
Primeiramente, uma das vantagens mais nítidas quanto à implementação da cloud computing em uma startup é a redução de custos. Já que grande parte das atividades poderão ser realizadas no meio digital, poderemos notar a redução de infraestrutura, maquinário e capital humano, por exemplo.
O home office pode se tornar uma modalidade interessante com a sua implementação, evitando gastos com colaboradores — e alimentação e deslocamento — e outros processos relacionados.
- Informações mais centralizadas
Ao invés de procurar informações específicas em pastas físicas ou em servidores locais, agora toda a busca poderá ser feita de forma totalmente online, o que torna o fluxo da informação ainda mais centralizado.
Isso impede que colaboradores tenham que se deslocar até a empresa para pegar algum documento ou arquivo importante. Além disso, promove a otimização das tarefas, uma vez que haverá a redução do tempo gasto de procura por recursos para a condução das atividades.
- Security
Não menos importante do que todos os recursos citados acima, é poder perceber que a cloud computing oferece ainda mais segurança quando o assunto é informações e dados sensíveis. Essa tecnologia permite que usuários monitorem o que as pessoas fazem com as informações na nuvem, e além de tudo são identificáveis, seja por RA, nome completo e entre outros relacionados.
Vivemos em uma era tecnológica onde a fraude, o vazamento de informações e o roubo — seja de forma física ou virtual — tem se tornado cada vez mais constante nos últimos anos. Por esse motivo, investir em cloud computing oferece ainda mais segurança, sobretudo pelo fato das informações serem criptografadas e somente acessadas mediante senhas específicas.
- Competitividade
De certo modo, em decorrência da junção dos benefícios citados acima, encontraremos um fator importante para o negócio: a competitividade. Dessa forma, quando dispomos de tecnologia para otimizar nossas atividades, garantimos qualidade aos produtos e serviços oferecidos aos nossos clientes.
Além de ganharmos reputação no mercado em relação à concorrência, também ganhamos destaque no que diz respeito à qualidade do relacionamento com o público externo. A Cloud Computing reduz custos e ainda faz o CEO direcionar recursos financeiros a processos que efetivamente entregarão resultados eficientes para a startup.
Conclusão
De acordo com que vimos, a tecnologia está cada vez mais presente no mundo atual, e cabe às empresas acompanhar as novas tendências para melhorar sua relação com seus clientes. Sendo assim, entendemos que a A Cloud Computing é uma tecnologia importantíssima e precisa ser implementada para flexibilidade e inovação às atividades internas.
Portanto, agora que você já sabe o que é a cloud e por que ela deve ser levada em consideração quando o assunto é competitividade, que tal conhecer os nossos serviços? Conheça a nossa marca e veja como podemos acelerar o crescimento do seu negócio no mercado por meio de tecnologia e estratégia.
Acesse agora mesmo o nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas conosco. Caso prefira, envie-nos um e-mail sobre suas principais dúvidas e vamos lhe responder em breve.