O fluxo de dados e informações é muito intenso dentro de uma empresa e com o avanço da tecnologia está cada vez mais fácil deixar o seu negócio seguro com uma tecnologia de alta confiabilidade. E a cibersegurança é justamente o conceito que vai fazer toda a diferença no seu negócio.
Quer saber como? Acompanhe este artigo e saiba o que é a cibersegurança e como ela pode ser útil para o crescimento do seu negócio.
O que é cibersegurança?
Atualmente, vivenciamos um cenário onde a era digital amplia as possibilidades de negócio de empreendimentos dos mais variados segmentos. E para que os dados e informações dessas empresas não fiquem expostos diante de ataques virtuais, é aplicado o conceito de cibersegurança no mundo dos negócios.
Nessa perspectiva, a cibersegurança é uma ferramenta que aplica medidas fundamentais para a proteção da rede, computadores, programas e dados de uma empresa. Ou seja, é uma estratégia que mantém os dados e informações de uma empresa em sigilo.
Como proteger os dados da minha empresa?
Algumas dúvidas são frequentes sobre a forma como utilizamos os meios digitais da nossa empresa. E um dos desafios é ter a confiança de que o seu negócio está seguro no mundo virtual e como é possível intensificar ainda mais essa prevenção contra-ataques nas redes.
A seguir, trazemos algumas dicas de como trabalhar a proteção da rede dentro da sua empresa, confira:
-Softwares Atualizados: os softwares atualizados funcionam de forma mais eficiente e não causam danos para as operações da sua empresa. Essa atualização diminui os riscos de ataques, perdas e danos nos processos e operações da empresa.
-Aplicação de Assinaturas Digitais: a assinatura digital possui uma validação legal e tem sido uma alternativa muito utilizada pelas empresas para evitar desvios ou falsificação de documentos. Além disso, como é uma ferramenta segura aumenta ainda mais a confiabilidade do cliente e o conceito da empresa no mercado em que atende.
– Testes de Segurança: as empresas que desejam manter o seu negócio protegido investem em testes de segurança que são realizados periodicamente e tem o propósito de identificar falhas e fraudes no sistema da empresa. Esses testes, geralmente são feitos pela equipe de TI, que tenta “invadir” o sistema da empresa para testar a segurança dos dados e informações.
No entanto, pode ser que a empresa não tenha implantado ainda um departamento de TI na sua rotina interna e nesse caso, muita empresários contratam empresas na área da tecnologia e terceirizam os serviços para a realização desses testes. Com isso, é possível saber onde estão os pontos fracos da rede e estabelecer medidas preventivas para que os ataques reais não sejam possíveis.
– Backups dos sistemas: uma alternativa para manter os dados e as informações da sua empresa seguros é realizando regularmente o backup dos sistemas operacionais da empresa. Assim, caso aconteça alguma invasão nos arquivos, incidência de vírus ou mesmo alguma situação equivalente, os dados estarão preservados e não serão perdidos em situações mais urgentes.
– Serviços de cibersegurança: investir em profissionais qualificados em cibersegurança permite ações mais completas e preventivas para o seu negócio. Isso, porque empresas especializadas na área possuem equipamentos avançados e experiência para determinar pontos frágeis nos seus sistemas que podem passar despercebidos pela sua equipe de TI.
– Senhas: Uma boa politica de senha ajuda a mitigar problemas de segurança nas empresas, principalmente com a utilização de senhas fortes e com troca das senhas regularmente.
– Pessoas: medidas “protetivas” como treinamento e conscientização dos colaboradores da empresa, sobre o compartilhamento de informações e como identificar um e-mail ou arquivo maldoso, evitam grande parte dos ataques sofridos pelas empresas.
Mas quais são as informações que esse serviço pode proteger na sua empresa? Sabemos que a cibersegurança auxilia na proteção da informação e comunicação da sua empresa, tanto de forma interna, quanto ao se relacionar com o mundo externo, como é o caso dos atendimentos online, por exemplo.
Assim, aplicar esse conceito gera maior segurança para os dados e as informações cadastradas nos seus sistemas operacionais, dados pessoais de seus clientes e informações de e-mails. Além disso, previne contra-ataques ao financeiro da sua empresa, preservando todas as informações de forma segura e em sigilo contínuo.
Sem contar que, a proteção vai muito além de cadastros e arquivos armazenados na rede, mas compreende também o cuidado com as senhas dos sistemas e históricos de redes, que são alguns dos pontos mais procurados para a realização dos crimes virtuais.
A cibersegurança como suporte da equipe de TI
A cibersegurança é um conceito que, ao ser aplicado da forma adequada, diminui muitos riscos e contribui com o trabalho do departamento de TI da sua empresa. Isso, porque a sua equipe não precisa focar por longos períodos na manutenção e no monitoramento da rede.
E os ataques que a cibersegurança previne são os de hackers, vírus, programas executáveis que muitas vezes são baixados sem que se perceba, e-mails enviados por remetentes inexistentes, entre outros. Esses são alguns perfis de ameaças externas, mas a cibersegurança protege a empresa de ataques que podem acontecer internamente.
Se você quer saber mais sobre como proteger a sua empresa de fraudes e ataques virtuais, entre em contato conosco. Nossos técnicos estão prontificados para o seu atendimento.