Hoje, fazer uso da tecnologia para aprimorar processos tornou-se uma condição fundamental para a empresa que deseja não apenas reduzir custos, mas também se tornar mais eficiente, produtiva e diferenciada no mercado.
Nesse sentido, podemos destacar o chatbot como uma tecnologia que surgiu para transformar significativamente o processo de atendimento ao cliente das empresas.
Nesse contexto, cabe destacar uma pesquisa realizada pela Mobile Time, cujo título foi o Mapa do Ecossistema de Robôs Brasileiros em 2019, que revelou que o número de desenvolvedores de robôs (chatbots) operando no Brasil aumentou 26%, de 66 empresas para 83 empresas, demonstrando assim que existe uma grande demanda por essa solução.
Mas, e então, se você, assim como vários empresários, tem o desejo de implementar essa solução em seu negócio, mas não sabe como, continue a leitura deste conteúdo, pois, aqui, apresentamos os passos necessários para fazer isso acontecer. Confira!
Antes, vamos conhecer melhor o que é chatbot?
O chatbot é uma espécie de robô que, por meio da inteligência artificial e aprendizado de máquina, consegue manter um diálogo com os consumidores de forma natural e muitas vezes personalizada, potencializando assim o atendimento ao cliente.
Vale dizer que essa tecnologia é normalmente usada em aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais, como: WhatsApp, Telegram, lojas de comércio eletrônico etc. – e, muito provavelmente, você já deve ter se deparado com essa solução em algum site que visitou.
Muitas empresas adotaram essa tecnologia pelo potencial que oferece, no sentido de fornecer um atendimento rápido aos seus clientes sem comprometer a qualidade dessa operação.
Quais são os principais benefícios oferecidos por um chatbot?
O chatbot é uma tecnologia capaz de garantir vários benefícios a uma empresa e, a seguir, destacamos os principais para que enxergue melhor o potencial dessa ferramenta. Veja:
- Automatiza o atendimento ao cliente, tornando-o mais ágil, eficiente e produtivo;
- Automatiza processos como: extrações de relatório, consolidação de informações, reduzindo assim o tempo da sua equipe com essas atividades;
- Melhora o relacionamento de uma empresa com seus clientes, uma vez que os chatbots funcionam 24 horas por dia nos 7 dias da semana;
- Gera economia, uma vez que a empresa, se assim desejar, pode reduzir o quadro de colaboradores efetivos, uma vez que uma parte do seu atendimento ao cliente é automatizado;
- Possibilita que a empresa realize inúmeros atendimentos ao cliente na mesma hora, uma vez que não gera fila de espera. Assim, por exemplo, pode tanto o cliente X quanto o cliente Y ser atendido no mesmo instante pelo chatbot.
Diante do exposto, nota-se que adotar o chatbot é uma excelente decisão para a empresa que busca tornar seu atendimento ao cliente moderno e econômico, mas também eficiente e produtivo.
Afinal, como implementar o chatbot em seu negócio?
A implementação do chatbot em uma empresa não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam. É simples, fácil e rápido, como verá a seguir a partir dos passos que preparamos:
Passo 1: Defina o objetivo do chatbot
Um chatbot pode ser desenvolvido para atender a diversos objetivos, como, por exemplo, oferecer suporte técnico na pós-venda, automatizar processos, resolver dúvidas de clientes no serviço de atendimento ao consumidor e gerar mais clientes para uma empresa.
Diante disso, é importante que defina o objetivo da criação do chatbot, pois assim fica mais fácil desenvolver uma tecnologia adequada ao perfil que busca atingir ou ajudar. Afinal, o público do pós-venda é diferente do público que ainda não comprou seus produtos ou serviços.
Passo 2: Desenvolva uma pesquisa em sua empresa
Para implementar o chatbot em sua empresa, é de fundamental importância que se realize uma pesquisa com o objetivo de compreender as dúvidas mais comuns dos seus clientes ou dos seus potenciais clientes.
Essas informações podem ser alcançadas a partir do contato com os setores responsáveis pela comunicação direta com eles. Por exemplo, com o setor responsável pelo serviço de atendimento ao cliente. Assim, fica mais fácil estruturar a linguagem do chatbot.
Passo 3: Escolha um canal para colocar seu chatbot em funcionamento
É também essencial que escolha um canal para colocar seu chatbot em funcionamento. O ideal é que essa escolha seja feita com base no perfil do seu público, pois assim as suas chances de alcançar sucesso aumentam consideravelmente.
De uma forma geral, a maioria das empresas implementa o chatbot em seu site, ferramenta de comunicação interna ou loja online. Fica a dica!
Passo 4: Realize testes e melhore a conversação de seu chatbot
Por fim, após a implementação do chatbot em sua empresa, é hora de fazer testes, com o objetivo de verificar se essa tecnologia está atendendo a sua finalidade. Nesse momento, é comum se fazer ajustes no chatbot com a pretensão de melhorar sua linguagem e conversação.
Agora que você conhece alguns passos para implementar o chatbot em seu negócio, que tal se organizar para fazer isso? Assim, sua empresa pode melhorar seu atendimento ao cliente e se diferenciar no mercado.
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