Automação de Testes: as ferramentas mais utilizadas

Buscar

Compartilhe:

Desenvolver uma solução é sempre um processo analítico e de muita responsabilidade, não é mesmo? Por isso queremos te ajudar com a automação de testes: as ferramentas mais utilizadas nesse processo.

Não é novidade para ninguém que o processo criativo é sempre o mais exaustivo, ainda mais quando essa criação dará vida para um novo software ou procedimento que será implementado na empresa.

Pensar em todas as opções, na melhor forma de desenvolver o programa, como ele deve responder e quais podem ser os principais defeitos são só algumas das etapas que precisam ser executadas.

E tudo isso é feito sempre com o receio de saber se cada uma das escolhas está correta ou não.

Se você está se imaginando no lugar ou está passando por essa situação na sua empresa, então aproveite para conferir a automação de testes: as ferramentas mais utilizadas nesse processo. Está preparado? Então vamos lá!

 

Dê lugar para a inovação

Antes mesmo de mencionar quais são as ferramentas mais utilizadas, é fundamental utilizar esse espaço para incentivar a inovação.

Sabemos como a criação e modificação de alguns processos que já estão estabelecidos pode ser um momento delicado, mas é fundamental estar atento às novidades.

Com empresas mais ligadas ao novo, é mais fácil encontrar soluções mais eficazes para problemas antigos e que acabam afetando toda a equipe.

Agora vamos conferir a automação de testes: as ferramentas mais utilizadas nesse processo? Então vamos lá!

 

  • Selenium

Essa também é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto são os testes de automação. Essa é uma das soluções mais profissionais e uma das mais escolhidas pelos profissionais da área.

Vale ressaltar que o Selenium é utilizado como base para a estrutura de algumas soluções disponíveis no mercado. A facilidade para operar em diversos servidores, como Windows e Mac também é um ponto positivo dessa solução.

Essa ferramenta pode ser ideal para os casos em que é necessário criar uma biblioteca de dados para cada projeto específico, facilitando os testes e o cotidiano do profissional que atua na área. É possível realizar a automação de testes em qualquer software.

 

  • Cypress

É um framework de testes automatizados end-to-end usando JavaScript, isso porque a base atua com código aberto.

A Maioria das ferramentas de teste automatizados opera executando fora do navegador e executando comandos remotos pela rede. O Cypress é exatamente o oposto. Ele é executado no mesmo ciclo de execução da aplicação. Atrás do Cypress é um processo do servidor Node.js. O Cypress e o processo Node.js comunicam, sincronizam e executam tarefas constantemente.

Você ainda tem acesso as ferramentas do desenvolvedor e as alterações são refletidas em tempo real.

O resultado final é que você terá desenvolvido mais, seu código será melhor e será completamente testado.

Se você optar pelo serviço de Painel, a paralelização e o balanceamento de carga automatizado sobrecarregarão ainda mais suas velocidades de teste.

 

  • TestComplete

Essa é uma plataforma que pode auxiliá-lo se o assunto for testes para desktop, celular ou projetos para a Web.

Outro diferencial importante é a possibilidade de utilizar diversas linguagens de programação, como JavaScript, VBScript e Python. Aqui o que vai contar para a avaliação da sua solução é o estudo de dados, a busca por palavras-chave e o teste de distribuição.

Com essa ferramenta é possível criar testes automatizados para aplicativos que estarão disponíveis nas seguintes plataformas: iOS, Web Microsoft Windows e Android.

O TestComplete será responsável por orientar: visualizador de teste, gravação e reprodução de testes e teste de GUI, além de outras funcionalidades.

 

  • Selenide

O Selenide é uma API baseada no Selenium WebDriver para o desenvolvimento de testes funcionais web em Java, oferecendo uma ótima sintaxe para a escrita de testes, fácil de aprender e usar. A API resolve todos os problemas típicos, como testes de aplicações web modernas com Ajax e abstrai para o desenvolvedor o uso do WebDriver e as configurações do Selenium.

Para o desenvolvimento de testes funcionais com Selenide precisamos entender como funciona a seleção de elementos (HTML) para que possamos realizar a automação de teste interagindo com esses elementos em uma interface web.

O Selenide fornece comandos simples e úteis para realizar esta tarefa, por este fato ele cresce cada vez mais no mercado de automação.

 

  • Appium

É uma ferramenta open-source, multi-plataforma para automação de testes de aplicações nativas, híbridas e com suporte a simuladores e execução em aparelhos reais para plataformas iOS e Android. Com ela é possível automatizar testes mobile independente da linguagem de programação utilizada. Podemos implementar nossos scripts com Ruby, Java, Node.js, PHP, C#, Clojure e Perl. No mercado de automação de testes é a ferramenta mais utilizada para desenvolvimento de scripts para mobile.

 

Estamos aqui para te ajudar

Gostou de conferir o conteúdo sobre automação de testes: as ferramentas mais utilizadas nesse processo? Ainda está com dúvida?

Fique tranquilo! A nossa equipe está preparada para ajudar você. Aproveite esse momento para entrar em contato com um de nossos especialistas.

Fique à vontade para fazer perguntas e para saber mais sobre ferramentas que podem ajudá-lo nesse processo.

Para ficar sempre informado sobre as últimas tendências e funcionalidades, não deixe de acessar o nosso blog.

Essa é a garantia de que você terá informação de qualidade. Até a próxima!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Thanks for getting in touch! We'll get back to you soon

tranformacao digital