5 coisas que você precisa saber sobre o DaaS

Buscar

Search

Compartilhe:

O DaaS, sigla para “Desktop as a Service”, nada mais é do que a oferta de um computador (desktop) como serviço hospedado em nuvem.

Essa oferta é realizada por integradores de serviços especializados em nuvem, sendo indicado para empresas que entendam que instaurar uma infraestrutura de desktop por conta própria seja muito custoso ou consuma muitos recursos.

O DaaS ofertado é administrado pelo provedor serviços  contratado, o que envolve atividades como manutenção, backups, atualizações e armazenagem de dados. Ainda, o provedor do serviço em nuvem pode gerir questões envolvendo segurança e aplicações no desktop.

Há dois tipos de desktops ofertados em serviços de DaaS: o persistente e o não persistente.

No desktop persistente, os usuários conseguem personalizar o computador e salvar arquivos nos drives, o que demanda uma memória considerável e, consequentemente, encarece o serviço.

Já no desktop não persistente, toda a memória é limpa com o fim da sessão, de modo que este tipo de desktop é mais adequado para simples acesso a serviços compartilhados em nuvem.

Assim, os provedores de serviços permitem que o cliente escolha o desktop mais adequado para suas necessidades, oferecendo um produto permanente e outro voltado para trabalho temporário ou eventual.

Ficou interessado em mais detalhes acerca do DaaS? A seguir, juntamos 5 coisas que você precisa saber sobre o DaaS.

1 – Economia

A depender do modelo de negócio e do tamanho da empresa, o DaaS pode ser uma solução muito econômica.

De início, não há necessidade de se configurar o desktop do zero: basta apenas conectar a um novo dispositivo, uma vez que o desktop já vem configurado.

Essa é uma solução interessante para empresas que passam por picos sazonais na demanda e nos funcionários, tornando mais viável a ocupação e a dispensa conforme a necessidade.

Por outro lado, o DaaS também oferece economia de tempo e dinheiro quando o assunto é suporte de TI. Com esse serviço, as empresas podem oferecer o suporte remotamente, diminuindo a duração de quedas no sistema.

Ainda, o DaaS utiliza muito menos capacidade computacional do que soluções tradicionais, o que resulta em menor consumo de energia e, portanto, menos custos para a empresa.

2 – Flexibilidade de dispositivos

Outra vantagem do DaaS, que também acarreta economia de custos, é a sua flexibilidade no que diz respeito à suportabilidade de diferentes dispositivos.

O DaaS pode ser executado nos mais diversos dispositivos, com diferentes sistemas operacionais. Essa suportabilidade estimula os colaboradores a usarem seus próprios laptops no ambiente de trabalho.

Consequentemente, retira-se um peso sobre a empresa ou do provedor de serviços em nuvem, já que não precisam fazer o suporte de todos esses desktops.

3 – Segurança

Utilizar a solução do DaaS também é uma forma de reduzir riscos de cibersegurança.

Apenas o fato de os dados serem armazenados em nuvem já diminui consideravelmente qualquer risco de infiltração.

Mesmo que um laptop ou celular em particular seja roubado, basta apenas desconectá-lo do serviço para evitar maiores vulnerabilidades. Nesse caso, já que os dados não ficam no dispositivo, o risco de acesso a informações privilegiadas por terceiros é mínimo.

Outra caraterística do DaaS que também incrementa o seu componente de segurança é o fato de que eventuais atualizações do sistema podem ser feitas em todos os desktops simultaneamente.

4 – Uso de recursos gráficos

Historicamente, o uso de aplicações que fazem um maior uso de recursos gráficos teve alguns gargalos no DaaS.

Todavia, novas tecnologias vieram para solucionar esse problema.

Não só os servidores físicos e os desktops possuem um maior poder computacional, como a logística entre os sistemas é mais inteligente. Prova disso é que, caso um dos servidores fique sobrecarregado, o provedor pode facilmente migrar o desktop virtual para outro servidor em poucos segundos.

Isso permite o uso contínuo e ininterrupto de aplicações que fazem um uso mais intensivo de recursos gráficos, a exemplo de GPU.

Para certas indústrias, o uso desses recursos é essencial, como é o caso dos setores de modelagem em 3D, gráficos e audiovisual, bem como as indústrias de engenharia, arquitetura e design.

Nos casos em que o GPU é fundamental para o desempenho da operação, os provedores de serviço podem oferecer um tipo de DaaS especializado, com maior alocação desse recurso.

5 – Solução para sua empresa?

O DaaS pode ser uma solução ideal para a sua empresa, tendo em vista os diversos benefícios que oferecem para determinados tipos de negócios.

Esse sistema possibilita uma gestão mais simplificada, com maior flexibilidade e menores custos operacionais em comparação com soluções tradicionais.

Um exemplo de aplicação prática do DaaS é o seu uso para oferecer uma opção de trabalho remoto aos seus colaboradores, com suportabilidade e economia de custos para criar um ambiente de trabalho virtual.

Além da segurança de ter os dados armazenados em nuvem, a realização de backups fica muito mais facilitada, bastando uma conexão de internet para desempenhar as funções necessárias.

Está procurando uma consultoria para a implantação de um serviço em nuvem como o DaaS? Acesse nossa página de contato e solicite mais informações sobre o serviço, através do WhatsApp ou e-mail!

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com*

Thanks for getting in touch! We'll get back to you soon

tranformacao digital