O UX, por muitas vezes, é definido como o design da experiência. É altamente focado em melhorar a experiência do usuário para que ele saia cada vez mais satisfeito com o produto ou serviço que teve contato.
A maioria dos negócios afirma focar no cliente, mas isso só é real quando a filosofia se traduz em ações concretas. E quando a prática, invariavelmente, deve passar por buscar as melhores maneiras de satisfazer o público-alvo.
Pensando nisso, criamos um conteúdo exclusivo para falar sobre o User Experience, para definir os princípios básicos e contar quais são os benefícios para as empresas. Confira!
O que é User Experience e quais seus benefícios?
Há uma série de dúvidas sobre o que é exatamente a User Experience, ou o UX, como é abreviado. Na verdade, ele é o todo da sua empresa, negócio, ou canal de comunicação.
Representa toda a experiência do usuário quando entra em contato com uma marca, interface de contato ou canal de vendas. É sempre importante reiterar essa múltipla capacidade de atuação, pois UX é, em essência, o conjunto de sensações que envolvem o usuário, antes durante e depois que ocorrem com o produto ou serviço.
Tenha em mente que tudo promove sensações, por mais que não pensemos nisso com o rigor necessário. Você pode não estar focado na experiência do usuário, mas mesmo assim ela existe.
Planejamento estratégico
UX é um componente que deve fazer parte do seu planejamento estratégico. Vivemos uma era em que os clientes buscam experiências completas, que gerem sentimentos e sensações.
Quando não se pensa em UX como um pilar estruturante, a comunicação, o desenvolvimento de produtos e o posicionamento da marca, invariavelmente, se dá de forma errática ou aleatória.
Com foco no objetivo, o UX se torna uma forma de potencializar a autoridade da marca em relação ao mercado.
Maior satisfação do cliente
O iPhone é um dos aparelhos que desde o seu surgimento é associado a palavras como “fácil”, “rápido” ou “intuitivo”. Esse é um case de UX que leva uma empresa ao sucesso.
O que os consumidores querem é se apropriar de tecnologias que consigam utilizar da maneira mais simples e funcional. O mercado não busca mais aparelhos que demoram para carregar, ou são difíceis de usar. Quanto mais simples e personalizado, maiores são as chances de se tornar um líder no seu setor.
Excelente custo-benefício
Ao focar na qualidade da Experiência do seu usuário conversando com seu cliente e entendendo que ele é a principal fonte das informações mais valiosas para o seu posicionamento estratégico.
Dificilmente há trabalho desperdiçado, uma vez que se desenvolve aquilo que é demandado por um público já existente, e mesmo o que não funciona, pode ser aprimorado ou utilizado como base para a próxima inovação.
Pilares da User Experience
O UX é um conceito muito maleável, que depende da realidade de cada empresa e dos humores do seu mercado consumidor, portanto, está em constante evolução. Dito isso, separamos alguns pilares que devem ser acompanhados para o sucesso.
Cultura organizacional
#1 Foco na experiência
Tenha em mente o que acabamos de falar: Tudo é uma experiência, mesmo que não tenha sido previamente planejada.
Ter foco na experiência é a capacidade de debruçar sobre o que realmente acontece com seu cliente: como ele pensa, sente, ouve, vê, fala, faz e principalmente quais os ganhos que ele identifica e quais dores existem enquanto utiliza seus produtos e ou serviços. E para isso é preciso estar aberto para o novo, pois assim como o mundo o usuário sempre está em transformação de comportamento, é preciso haver resiliência por parte da empresa para inovar mantendo seus princípios e objetivos mercadológicos.
Nós não podemos controlar a forma como o outro se sente em relação a nós, mas podemos assumir uma postura propositiva para direcionar essas sensações.
#2 Pense no cliente
De nada adianta criar uma experiência aparentemente perfeito baseado em seus próprios padrões de uso. É preciso ter em mente o público-alvo e aqueles que estão efetivamente usando o seu produto ou serviço.
Converse com essas pessoas para conhecer as suas dores e entender os desafios que devem ser combatidos.
#3 Seja guiado por dados
A UX, apesar de ser uma metodologia de humanização da marca, precisa ser altamente guiada pelos dados adquiridos. Preste atenção no tempo que o seu cliente passa na plataforma, qual é a sua faixa etária, quais são os principais gostos.
Tenha tudo isso na mapeado, em um sistema que unifica a informação, do qual seja possível tirar insights baseados em fatos.
#4 Ser específico é um caminho
Estamos falando em um mercado altamente segmentado. As pessoas buscam soluções cada vez mais diretas, personalizadas e assertivas, dessa maneira, ter foco nas possibilidades que realmente entregam valor é um caminho excelente a ser tomado.
Quantomais minimalista e direto você for, maiores serão as chances de que seus clientes tenham uma experiência intuitiva e de fácil uso com a sua plataforma. Analise o que é efetivamente essencial e o que pode ser minimizado ou até removido.
#5 Atualização constante
Por fim, saiba que UX é uma área de constante evolução, e precisamos testar o tempo todo para saber se a estratégia está sendo efetiva e seguindo rumo aos objetivos do negócio.
Nós da SempreIT somos especialistas em utilizar a experiência do usuário como um vetor de crescimento. Entre em contato para saber como podemos impulsionar o seu negócio!