User Experience é um termo em inglês que pode ser traduzido como “experiência do usuário”. Ele faz referência a interação do usuário com um produto ou serviço no ambiente digital. A forma positiva ou negativa como o cliente interage reflete no sucesso da empresa no mercado.
Apesar do destaque que tem ganhado atualmente com a popularização das soluções digitais, esse termo foi criado na década de 1990.
Seu foco é voltado exclusivamente para o usuário e as suas necessidades. Dessa forma, os produtos/serviços são projetados levando em consideração as necessidades do usuário alvo.
A importância do User Experience para as empresas
O mercado digital é extremamente competitivo. Afinal o mesmo produto/serviço é oferecido por dezenas de sites espalhados pelo mundo. A concorrência deixa de ser local e passa a ser muito mais ampla.
Nesse cenário, a User Experience se torna uma importante ferramenta para conseguir se destacar no mercado. Por exemplo, sites com uma navegação complicada ou cujo carregamento é demorado são preteridos em relação a sites mais atrativos e ágeis.
Dessa forma, ao criar ambientes digitais focados na qualidade da experiência do usuário, a empresa está criando formas de fidelizar seu cliente e, em última instância, formar embaixadores da marca no ambiente digital.
Com isso, fica evidente a importância da User Experience para os negócios da empresa. Já que uma interação bem-feita reflete no aumento do volume de vendas da empresa.
Nesse sentido, uma experiência de qualidade é um item essencial para a construção de uma marca com um posicionamento relevante no mercado e, consequentemente, uma marca do sucesso frente à concorrência.
Em um cenário comercial cada vez mais competitivo, a construção de um diferencial de qualidade é essencial para garantir o lucro das empresas e sua sobrevivência no mercado.
É importante salientar que, para que a User Experience possa influenciar positivamente nos negócios da empresa, ela precisa ser construída da forma adequada.
Com a quantidade de opções no mercado, os consumidores exigem produtos/serviços cada vez mais personalizados, focados nas necessidades específicas do público-alvo.
Ou seja, para a construção de uma User Experience de qualidade fica claro a importância de se conhecer profundamente o perfil dos consumidores e suas dores.
Como aplicar a user experience nas empresas?
Implementar a User Experience em uma empresa é um processo que exige a participação de vários setores. Entretanto, seguindo alguns passos será possível começar a investir em uma experiência do usuário de sucesso.
— Fazer uma caracterização do público-alvo da empresa:
Um User Experience de qualidade se baseia nas características e necessidades do público-alvo. Nesse sentido, é indispensável fazer o levantamento do perfil dos clientes que pretendem ser atingidos pela empresa.
Dessa forma, será possível identificar o que esse público busca e quais necessidades precisam ser atendidas. Assim, com a construção de personas, os responsáveis pelo projeto de UX conseguem ter uma visualização melhor do que é esperado do produto/serviço.
Além disso, ficar atento ao feedback dos clientes é essencial para acompanhar a qualidade da User Experience do público-alvo.
— Simplicidade:
Investir em uma User Experience que atenda a necessidade dos usuários não significa criar ambientes digitais pesados e complexos. Na verdade, a simplicidade é o caminho ideal para alcançar uma UX de sucesso.
Sendo assim, a interface do sistema deve apostar na intuitividade e na clareza. Com isso, facilitando a interação dos usuários com os produtos/serviços oferecidos pela empresa.
Modelos de interfaces pesados e com certo grau de complexidade, conquistam a atenção de um grupo pequeno de usuários. Consequentemente, pode diminuir a quantidade de clientes atendidos.
— Determine qual o principal problema do público-alvo:
Nesse sentido, é necessário determinar quais os principais problemas do público-alvo e encontrar formas de resolvê-lo por meio das técnicas de User Experience.
Uma jornada do cliente de sucesso, que leve a aquisição de um produto/serviço específico, está intimamente relacionado com a capacidade de a empresa resolver as dores dos seus clientes.
Sendo assim, fica claro que, ao basear a construção da User Experience nas necessidades do público-alvo, torna a jornada do cliente mais rápida e possibilita um fim positivo para o processo.
— Aplique testes de usabilidade:
A construção de uma User Experience de qualidade é um processo contínuo. Ou seja, a experiência do usuário precisa ser atualizada constantemente.
Por isso, os testes de usabilidade precisam ser aplicados com frequência. Nele, são avaliadas as condições de uso de softwares, sites e a facilidade que os usuários têm para interagir com esses sistemas.
A partir dos feedbacks obtidos com esses testes, as empresas podem adaptar e melhorar a experiência dos usuários. Dessa forma, mantendo uma interface amigável aos clientes, a interação dos usuários é mais agradável e produtiva para a empresa.