Não é novidade que o mercado empresarial está cada vez mais acelerado, resultado da intensificação da Transformação Digital (TD) e a elevação do nível de exigência do público consumidor. Esse cenário impõe às empresas a necessidade de se reinventarem, caso contrário, estarão sujeitas ao declínio em seu sucesso.
Para quem é empreendedor sabe que precisa estar sempre um passo à frente da atualidade, ou seja, trazendo o futuro para o presente. Nesse contexto, a adoção do Cloud Service se tornou algo indispensável. Mas, por que a sua empresa necessita investir nessa estratégia? É justamente sobre isso que falaremos neste post!
Então, continue a leitura e saiba mais sobre esse tema de grande relevância para que o seu negócio continue crescendo!
O que é Cloud Service e os seus tipos?
O Cloud Service representa a inovação de migrar execuções e instalações físicas para a nuvem, ou seja, softwares, plataformas e infraestruturas passam a ser alocados em data centers fora do local da empresa que adota essa tecnologia. Na maioria dos casos, as empresas utilizam os serviços prestados por outras empresas especializadas, em que são disponibilizados todos os equipamentos e softwares necessários para a migração da estrutura de TI para a nuvem, transitando informações pela internet.
Dessa forma, o Cloud Service pode ser de três tipos.
SaaS — Software as a Service
Traduzindo para a língua portuguesa quer dizer Software como Serviço, tecnologia em que softwares e aplicativos são armazenados, processados e executados na nuvem, ou seja, em equipamentos externos e a comunicação ocorre pela internet.
PaaS — Platform as a Service
A Plataforma como Serviço tem o seu foco em desenvolvimento de softwares e aplicações, alocando na nuvem as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, análise, testes, compilação, implantação e manutenção de aplicações web.
IaaS — Infrastructure as a Service
Outro segmento do Cloud Service é a Infraestrutura como Serviço, a qual tem a finalidade de suportar as plataformas citadas anteriormente com os recursos de infraestrutura de hardwares, softwares e serviços, ou seja, os equipamentos de infraestrutura de TI, como: servidores, roteadores, switches, sistemas operacionais, etc.
Nesse serviço os equipamentos deixam de ser ativos tangíveis instalados na sua empresa e migram para a responsabilidade de outra organização, localizada em outro lugar, que vai alocar, disponibilizar e gerenciar esses equipamentos. Toda essa infraestrutura de TI é disponibilizada por data centers modernos, com acesso aos serviços no padrão 24/7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Agora que você já sabe o que é Cloud Service e os seus tipos, vejamos os principais motivos que levam a sua empresa a adotar essa tecnologia.
Por que adotar o Cloud Service?
Chegamos ao ponto em que levaremos gestores e empreendedores à reflexão se realmente é vantajoso adotar o Cloud Service na sua empresa. Abaixo você encontrará as informações que servirão para a sua correta tomada de decisão.
Economia de recursos
Os recursos físicos e financeiros são ativos fundamentais para toda empresa, por isso demandam alto nível de gerenciamento e bom uso. Mas o que isso tem a ver com o Cloud Service?
O fato é que essa revolução tecnológica possibilita a economia dos recursos financeiros, afinal, não será mais necessário ter gastos altos com a compra de equipamentos de TI. Aliado a isso, haverá o uso inteligente do espaço físico, ao qual poderá ser utilizado em outras atividades que agreguem valor ao negócio.
Flexibilidade do modelo de trabalho
Com o Cloud Service haverá o grande benefício da flexibilidade do modelo de trabalho, principalmente, em tempo conturbados como este que vivenciamos por causa da pandemia de Covid-19.
Por ser uma tecnologia de infraestrutura remota acessada pela internet, os serviços em nuvem proporcionam a mobilidade demandada pelas empresas, possibilitando que seus colaboradores possam executar suas atividades de qualquer parte do mundo.
Escalabilidade da capacidade instalada
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas e ter uma estrutura de TI que acompanhe a evolução e crescimento do negócio. Aumentar a capacidade instalada requer a mobilização de uma grande quantia de recursos financeiros, além de demandar mão de obra especializada e muitas horas na execução do projeto.
Contudo, com o Cloud Service esse processo se torna altamente escalonável, sem que isso represente alto custo financeiro e a demanda excessiva de tempo. Basta solicitar o incremento da capacidade instalada à empresa de serviços em nuvem e, em pouco tempo, os recursos estarão disponíveis para a sua empresa.
Segurança e backup dos dados
Nesse modelo os seus dados estarão armazenados em local seguro e com redundâncias distribuídas em vários data centers. Aliado a isso, os backups são realizados de maneira automática e tais cópias são guardadas em local seguro, criando um ambiente coeso de segurança de dados.
Melhor utilização da equipe de TI
Com serviços em nuvem a sua empresa fará melhor uso da equipe de TI, alocando o capital intelectual em atividades que agreguem valor ao negócio, em vez de ter colaboradores que apenas realizam atividades operacionais.
Quando a equipe de TI atua em conjunto com a área de planejamento estratégico, certamente, o resultado será a criação do ambiente de inovação e aumento da participação no mercado em que atua.
Ao implantar o Cloud Service a sua empresa terá acesso a esses e outros benefícios, portanto não deixe o tempo passar e perder a chance de se destacar diante dos seus concorrentes!
O que acha de aderir à revolução da Transformação Digital na sua empresa e expandir a sua participação no mercado? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como a Sempre IT é a parceira de negócios ideal para o seu empreendimento!