Case de Sucesso: Escalabilidade da plataforma Guichê Web


 escalabilidade de seu site

Sobre a Guichê Web

A Guichê Web é uma empresa de destaque no ramo de entretenimento e sediada em Votuporanga-SP. Especialista em serviços de divulgação, gestão de vendas e validação de ingressos, a Guichê Web atende os mais diversos segmentos do mercado como: casas de show, peças de teatro, cinemas, produtores de evento, rodeios, exposições e, tudo isso, através de um sistema único e exclusivo armazenado em sua aplicação de portal web.

 

Desafio do Cliente

Considerando a alta sazonalidade de acessos na sua plataforma de divulgação e venda de ingressos, devido a promoção de grandes eventos, a Guichê Web buscava uma solução para garantir a escalabilidade e desempenho do seu portal, equilibrando a estrutura de custos de infraestrutura.

Motivada pela excelência no atendimento de seus clientes, a Guichê Web procurou os serviços especializados da Sempre IT para auxilia-los em todo esse processo de mitigação de riscos e possíveis impactos em seu portal.

“Nosso objetivo era desenhar e implantar uma solução extremamente escalável e automatizada para suportar milhares de clientes navegando pela aplicação e realizando compra de ingressos, sem prejudicar a experiência do usuário com páginas lentas, ou inclusão de mecanismos de “Fila de Espera”, muito utilizado em sites que não suportam uma grande quantidade de requisições  simultâneas, cenário comum em eventos como Black Friday, Natal, entre outros”, afirmou Evandro Franco, Gerente Técnico da Sempre IT.

 

Nossa Solução

escalabilidade de seu site

O time da Sempre IT instrumentou e analisou a arquitetura e infraestrutura da plataforma de venda de ingressos, visando identificar quais camadas eram responsáveis pelo processamento das transações, visando o dimensionamento correto e automação de procedimentos de incremento de capacidade e balanceamento de processamento em tempo real.

A análise da Sempre IT, também considerou a otimização de componentes e transações da aplicação, visando melhorar o tempo de resposta e reduzir o consumo de infraestrutura, por consequência, reduzindo os custos de infraestrutura com a AWS.

Dentre as principais ações destacam-se:

– Aprimoramento da estratégia de Auto Scaling da camada web da aplicação, visando a elasticidade de um ambiente enxuto, porém que suportasse os picos de acesso do site;

– Migração do banco de dados para a solução RDS, visando otimização de recursos e tempo de processamento;

Otimização do código e parametrização da aplicação, visando redução de consumo de recursos computacionais;

Após a implementação de todas as recomendações, o time da Sempre IT realizou testes de carga na aplicação visando mensurar os ganhos obtidos com as melhorias. O teste simulava grandes rajadas de acesso contínuas no site, avaliando se o tempo de resposta da aplicação se degradaria e se a aplicação suportaria tal demanda. O resultado foi extremamente positivo, com a solução suportando muito além do volume esperado sem oscilações de desempenho ou intermitência no site.

Outro ponto abordado pelo time foi a implementação do Code Pipeline, para aprimorar os processos de integração e entrega contínua das novas versões da plataforma, incentivando a cultura DevOps para o time interno de TI da Guichê Web.

Ao término desta etapa, a Guichê Web garantiu a escalabilidade de seu site e conseguiu obter redução de até 50% no custo mensal de seu ambiente AWS, além de:

– Ganhos em estabilidade e performance;

– Melhorias na monitoração da aplicação para mitigação de problemas futuros.